Ubuntu 12.04, Banco do Brasil e Certificado A3

(This post is in Portuguese, as it is only relevant to readers in Brazil.)

Hoje consegui colocar o Ubuntu e meu eCPF da Certisign para conversarem com o Banco do Brasil, finalmente. Até então, eu estava tendo que usar o dual boot para o Windows só para pagar a conta do cartão de crédito…

Aqui está o caminho das pedras, para quem estava tentando fazer a mesma coisa e não conseguia. As instruções só funcionam para o Firefox.

1) Certifique-se de que a sua leitora funciona no Ubuntu. A minha é uma OMNIKEY que funcionou sem precisar instalar nada. O comando “dmesg” vai dar a informação de se a leitora está funcionando ou não.

2) O meu cartão da Certisign precisa do software da SafeSign para funcionar corretamente. O bom é que tem uma versão para Linux disponível aqui, com instruções e tudo. No meu caso, não precisei me preocupar com nenhuma dependência, instalei direto o SafeSign 64bits. Segui todos os passos explicados na página, inclusive para instalar o módulo no Firefox.

3) Era para funcionar, mas não funciona. Fuçando um pouco, achei a informação de que a applet do BB procura uma lista de módulos da leitora de cartão em uma determinada ordem. Se o computador não tem um dos arquivos com o nome exatamente da maneira como o BB quer encontrar, o Banco do Brasil vai dar o erro de “Leitora/Token não encontrado” ou algo semelhante. O SafeSign instala o módulo “libaetpkss.so.3”, enquanto o BB quer o arquivo “libaetpkss.so”. A solução é simples, é só fazer um link simbólico com o nome que o BB quer para o arquivo que de fato existe. Assim:

$ sudo ln -s /usr/lib/libaetpkss.so.3 /usr/lib/libaetpkss.so

É claro que só vai funcionar se essa for de fato a localização do arquivo instalado pelo SafeSign. Pode ser que seja diferente no seu caso.

Pronto! Atualize a página do BB e tente novamente, que agora o applet do banco deve encontrar o módulo da leitora e exibir o prompt da senha do certificado.

3 thoughts on “Ubuntu 12.04, Banco do Brasil e Certificado A3”

  1. Maira, procurava solução para acessar o BB com certificado digital a um tempão sem sucesso. Graças a sua dica hoje consegui. Link simbólico, simples assim. Brigadão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *